quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Escreva aqui o que você encontrou de interessante a respeito da Oceania

Grande Barreira de corais

12 comentários:

  1. A Grande Barreira de Corais tem sido conhecida pelo seu uso pelos aborígenes locais e pelos nativos das ilhas do Estreito de Torres, e é um importante componente para a cultura local. A Grande Barreira é um importante destino turístico especialmente nas regiões das ilhas de Whitsunday e da cidade de Cairns. O turismo é uma importante atividade para a região, movimentando até 1 bilhão de dólares por ano.
    O grande recife de coral é formado por recifes diferentes, que juntos compõem este monumento natural declarado como Património Mundial pela UNESCO. Faz parte do Parque Marinho da Grande Barreira de Coral. A biodiversidade nos recifes é enorme, com aproximadamente: 2800 espécies de peixe, 400 espécies diferentes de corais,400 espécies de moluscos, 500 espécies de algas marinhas, 215 espécies de pássaros, 15 espécies de serpentes marinhas, 6 espécies de tartarugas marinhas, que não poderiam sobreviver sem os corais.

    http://1.bp.blogspot.com/-NX--9WBZckc/TphJjIrG3MI/AAAAAAAAHSk/WHY-mBThXNg/s1600/grande_barriere_de_corail_5.jpg

    8ª C, Nº 27

    ResponderExcluir
  2. A Grande Barreira de Coral australiana é uma imensa faixa de corais composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóisde coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné, que possui 2.300 quilômetros de comprimento, com largura variando de 20 km a 240 km. A Grande Barreira de coral pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos. 3 As estruturas do recifes são compostas por milhares de milhões de minúsculos organismos, conhecidos como pólipos de coral.4 Ela suporta uma grande biodiversidade e foi eleita um dos patrimônios mundiais da Humanidade em 1981. Ela também foi eleita pelo canal de TV americano CNN com uma das Sete maravilhas naturais do mundo.
    Apesar da biodiversidade que representa, a grande barreira coralina corre risco de extinção, em razão da poluição marítima e do aquecimento anormal das águas, causado pelo fenômeno climático.
    http://1.bp.blogspot.com/-KouYfpxLVKE/TeYFTJUFc0I/AAAAAAAAGlc/ogHTgYrHq2s/s1600/barreira.jpg

    N°16 - 8°C

    ResponderExcluir
  3. A Oceania é um continente formado por diversas ilhas, sendo esta sua principal característica. Foi o último continente colonizado pelos europeus e recebeu nessa época o nome de Novíssimo Mundo, termo utilizado apenas para termos históricos. A maior parte do continente foi colonizada pelos britânicos, que influenciaram muito a cultura local.
    Os povos nativos mais conhecidos do local são os aborígenes, os papuas e os maoris. Sua cultura está bastante ameaçada, mas algumas tradições ainda são mantidas e se tornaram parte da cultura local, como o instrumento bumerangue, usado pelos aborígenes da Austrália.
    Possui cerca de 35 milhões de habitantes, por isso é o continente com a menor população. Cada região do continente apresenta um clima diferente: tropical úmido, semiárido, desértico e temperado, com variações específicas ao longo do ano. O tipo de vegetação está relacionado com o clima, apresentando desde florestas úmidas mais densas até desertos secos.
    A Austrália é o maior e o principal país desse continente, causando um grande contraste com as demais ilhas, que são pequenas e menos desenvolvidas.
    A economia do continente é diversificada. Baseia-se no turismo, indústria, extrativismo, pecuária e agricultura, tendo como destaques Austrália e Nova Zelândia.
    O turismo na Oceania é muito difundido no mundo todo em razão das belezas naturais de suas paisagens, tanto no litoral quanto no seu imenso deserto. A indústria se desenvolveu mais na Austrália e na Nova Zelândia.
    Já a agricultura é bem específica e variada em cada ilha do continente. Na Austrália e na Nova Zelândia há produção em larga escala e esses países exportam produtos para outros lugares no mundo, enquanto que nas outras pequenas ilhas a agricultura serve basicamente para o sustento da região, assim como a pecuária que só se destaca nos dois maiores países, Austrália e Nova Zelândia.
    O extrativismo tem um papel importante na economia, já que o continente possui variadas jazidas de minerais, como ferro, ouro, pedras preciosas, fosfatos, petróleo, entre outros.
    A Oceania é um continente muito diversificado em que aprendemos muitas coisas como cultura, comidas e muitas outra coisas legais e diversificadas.
    N°08 - 8°A

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=-R20rPdIEs8
    N°08 - 8°A

    ResponderExcluir
  5. Eu Encontrei de interessante a respeito da Oceania Foi.

    A Oceania é um continente formado por diversas ilhas, sendo esta sua principal característica. Foi o último continente colonizado pelos europeus e recebeu nessa época o nome de Novíssimo Mundo, termo utilizado apenas para termos históricos. A maior parte do continente foi colonizada pelos britânicos, que influenciaram muito a cultura local.
    Os povos nativos mais conhecidos do local são os aborígenes, os papuas e os maoris. Sua cultura está bastante ameaçada, mas algumas tradições ainda são mantidas e se tornaram parte da cultura local, como o instrumento bumerangue, usado pelos aborígenes da Austrália.

    Aspectos econômicos da Oceania

    A economia continental apresenta grande disparidade, fato que pode ser analisado através da diferença no Produto Interno Bruto (PIB) dos países dessa região. Austrália e Nova Zelândia possuem alto grau de desenvolvimento socioeconômico, estando entre os países mais ricos e com melhor qualidade de vida do planeta.

    Riqueza mineral da Oceania

    Essa porção do globo possui grandes reservas de recursos minerais. O solo do território australiano, por exemplo, abrigam expressivas jazidas de ouro, bauxita, minério de ferro, chumbo, cobre e manganês. Esses minerais são explorados em larga escala e exportados para o Japão e países da União Europeia. Quanto à fonte energética, o país apresenta reservas de carvão mineral.

    Nº 15, 8ª Série A

    ResponderExcluir
  6. Oceania: Conheça mais sobre a famosa cidade de Sydney, na Austrália
    e seus pontos turísticos.



    Sydney: a cidade.
    Sydney (ou Sidney) é a cidade mais moderna, agitada e populosa da Austrália. Com mais de quatro milhões de habitantes, tem também os prédios mais altos, as praias mais agradáveis e a melhor vida noturna do país. É uma das mais multiculturais cidades do mundo, o que reflete o seu papel como um importante destino imigratório na Austrália. Segundo o levantamento sobre custo de vida, Sydney é a 3° cidade mais cara do planeta.
    É muito importante saber que a maior e mais famosa cidade australiana não é a capital do país, mas sim do estado de New South Wales.


    A temperatura em Sydney.
    Sydney conta com um clima temperado, com verões quentes e invernos suaves. Graças à sua proximidade com o mar, não costuma haver grandes mudanças climáticas ao longo do ano. O mês mais quente é janeiro, com uma temperatura média que oscila entre os 18,6ºC e os 25,8ºC, embora os termômetros possam chegar a marcar 30ºC. No inverno, as temperaturas não costumam ser inferiores aos 5ºC. Os meses mais quentes estão entre novembro e fevereiro e os mais frios entre junho e agosto. Embora a cidade não seja propensa a ciclones nem a fortes terremotos, a oscilação do El Niño desempenha um papel importante nos padrões climáticos de Sydney. As chuvas são freqüentes ao longo do ano todo, mas esses padrões costumam variar, podendo produzir prolongados períodos de seca, tormentas de granizo ou inundações.











    N° 2 - 8°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (continuação)
      Os pontos turísticos:


      Os aborígenes e o bairro de Redfern.

      O bairro de Redfern nasceu de uma política habitacional do governo australiano na década de 70, com a compra de casas para aborígenes que não tinham lar. Três décadas depois, o bairro se tornou um reduto do tráfico de drogas e é visto pela população de Sydney como área perigosa de se freqüentar. Os aborígenes somam 400 mil pessoas dentre os 20 milhões da população australiana.

      http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2004/not20040216p25466.htm



      The Sydney Royal Botanic Gardens.


      O Jardim Botânico Real de Sydney (Sydney Royal Botanic Gardens) está estrategicamente localizado às margens da Farm Cove na baía de Sydney e praticamente ao lado da icônica Sydney Opera House. Ocupando uma área de aproximadamente 30 hectares que somados ao Sydney Domain perfazem um total de 64 hectares. O jardim tem pelo menos uns 20 espaços temáticos que vão desde o Jardins das pteridófitas até outras plantas raras e ameaçadas de extinção. E apesar de não ter nenhuma grande estufa a não ser o Tropical Center, o Fernery e a Palm House, conta com plantas bem interessantes. Muitas das quais você provavelmente nunca viu antes.

      Excluir
    2. (continuação)
      http://mauoscar.com/2013/10/24/jardim-botanico-de-sydney/



      The Sydney Opera House.

      O ponto turístico australiano mais popular é realmente único no mundo. E não por acaso virou patrimônio da humanidade pela Unesco. The Sydney Opera House não chama atenção só por causa de sua diferenciada arquitetura – com impressionante telhado em forma de velas de barco, que remetem à frota colonialista inglesa First Fleet. A popular casa de espetáculos vai além, pois sua beleza em design tem valor agregado pela envolta vista maravilhosa de Sydney Harbor, na baía central da cidade.
      O ícone-postal de Sidney foi desenhado pelo arquiteto dinarmaquês Dane Jorn Utzon, em 1959. Ele se inspirou em templos maias e no design do iate de seu pai. Sua ideia era projetar algo que pudesse ser avistado perfeitamente do mar, do ar e da terra. E deu certo! Sob qualquer ângulo de visão, a moderna arquitetura salta aos olhos. À noite, o show de luzes dá um brilho especial à obra-prima, que tem localização privilegiada. Fica no coração da metrópole, o chamado Central Business District (CBD), encravada entre o porto e o mar.




      Cockatoo Island.
      Cockatoo Island funcionou como presídio entre 1839 e 1869. Usada posteriormente como um dos maiores estaleiros da Austrália até 1991. E funcionou também na 2° Guerra Mundial para guardar armas e como refúgio para ataques aéreos


      A modernidade de Surry Hills.
      A Crown Street, cuja localização fica no bairro Surry Hills, que é um bairro mais alternativo, frequentado por artistas e pessoas ligadas à moda, uma mistura lojinhas e brechós chiques de roupas vintage, lojas de itens colecionáveis e designer de móveis, ao lado de cafés, galerias de arte e restaurantes.










      Excluir
    3. Madame Tussauds Sydney
      O Museu Madame Tussauds é um famoso museu de figuras de cera. Possui a maior coleção de figuras de celebridades. A sede principal do museu está em Londres, mas também existem 13 filiais, incluindo uma na cidade de Sydney.




      Bondi Beach.
      Bondi Beach, um bairro praiano bem popular entre os brasileiros e nele há a praia de Bondi Beach,é uma das praias mais visitadas de Sydney. Durante um fim de semana de verão, por exemplo, podem chegar a passar por lá cerca de 40.000 banhistas. Além da praia, os banhistas podem passear pelo calçadão da praia. São seis quilômetros repletos de sorveterias, modernas cafeterias, restaurantes, locais de lazer e lojas capazes de conquistar qualquer turista, tanto de dia como à noite.










      http://mauoscar.com/2013/10/24/jardim-botanico-de-sydney/



      The Sydney Opera House.

      O ponto turístico australiano mais popular é realmente único no mundo. E não por acaso virou patrimônio da humanidade pela Unesco. The Sydney Opera House não chama atenção só por causa de sua diferenciada arquitetura – com impressionante telhado em forma de velas de barco, que remetem à frota colonialista inglesa First Fleet. A popular casa de espetáculos vai além, pois sua beleza em design tem valor agregado pela envolta vista maravilhosa de Sydney Harbor, na baía central da cidade.
      O ícone-postal de Sidney foi desenhado pelo arquiteto dinarmaquês Dane Jorn Utzon, em 1959. Ele se inspirou em templos maias e no design do iate de seu pai. Sua ideia era projetar algo que pudesse ser avistado perfeitamente do mar, do ar e da terra. E deu certo! Sob qualquer ângulo de visão, a moderna arquitetura salta aos olhos. À noite, o show de luzes dá um brilho especial à obra-prima, que tem localização privilegiada. Fica no coração da metrópole, o chamado Central Business District (CBD), encravada entre o porto e o mar.




      Cockatoo Island.
      Cockatoo Island funcionou como presídio entre 1839 e 1869. Usada posteriormente como um dos maiores estaleiros da Austrália até 1991. E funcionou também na 2° Guerra Mundial para guardar armas e como refúgio para ataques aéreos


      A modernidade de Surry Hills.
      A Crown Street, cuja localização fica no bairro Surry Hills, que é um bairro mais alternativo, frequentado por artistas e pessoas ligadas à moda, uma mistura lojinhas e brechós chiques de roupas vintage, lojas de itens colecionáveis e designer de móveis, ao lado de cafés, galerias de arte e restaurantes.


      Madame Tussauds Sydney
      O Museu Madame Tussauds é um famoso museu de figuras de cera. Possui a maior coleção de figuras de celebridades. A sede principal do museu está em Londres, mas também existem 13 filiais, incluindo uma na cidade de Sydney.




      Bondi Beach.
      Bondi Beach, um bairro praiano bem popular entre os brasileiros e nele há a praia de Bondi Beach,é uma das praias mais visitadas de Sydney. Durante um fim de semana de verão, por exemplo, podem chegar a passar por lá cerca de 40.000 banhistas. Além da praia, os banhistas podem passear pelo calçadão da praia. São seis quilômetros repletos de sorveterias, modernas cafeterias, restaurantes, locais de lazer e lojas capazes de conquistar qualquer turista, tanto de dia como à noite.





      Excluir
    4. Veja mais sobre Sydney em:
      http://www.youtube.com/watch?v=JzXWfPOumuE

      N°2 - 8°A

      Excluir
  7. Eu Encontrei de interessante a respeito da Oceania Foi. Que

    - A área da Oceania é de 8.480.355 km². Em área é o menor continente do mundo.

    - O maior, mais populoso e mais desenvolvido país da Oceania é a Austrália. As terras deste país correspondem a, aproximadamente, 90% do continente. O segundo pais mais desenvolvido da Oceania é a Nova Zelândia.

    - A população da Oceania é de, aproximadamente, 32 milhões de habitantes. cerca de 75% desta população habita em cidades (urbana), enquanto somente 25 % mora na zona rural.

    - O inglês é o idioma mais falado no continente. Além da língua inglesa, o francês e os dialetos nativos também são falados no continente.

    - As maiores cidades da Oceania estão localizadas na Austrália: Sidney, Melbourne, Brisbane e Perth.

    - Com relação a religião, a maioria é formada por cristãos: católicos romanos (27%) e protestantes (24%).

    - A economia da Oceania é bem diversificada. Enquanto os países desenvolvidos (Austrália e Nova Zelândia) destacam-se pela fabricação de produtos industrializados e tecnologia, as outras ilhas da Oceania são dependentes da produção de gêneros agrícolas.

    - Países independentes da Oceania: Austrália, Fiji, Ilhas Cook, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Estados Federados da Micronésia, Nauru, Niue, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Timor-Leste, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, e Polinésia Francesa.

    - Países dependentes: Ilhas Marianas (dominadas pelos EUA), IIhas Carolinas (dominadas pela Micronésia), Nova Caledônia (dominada pela França), Território Antártico Australiano (dominada pela Austrália) , Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia), Terra Adélia (dominada pela França) e Samoa Americana (dominada pelos EUA).

    - História da Oceania (resumo). Até o século XVIII, o continente era povoado por centenas de tribos indígenas. A partir desse século, teve início a colonização britânica. Grande parte das terras dos nativos foi tomada pelos colonizadores. Como resultado deste domínio, a população indígena começou a diminuir. Os britânicos, aos poucos, foram impondo sua cultura e seus modos de vida. Hoje, os nativos são a minoria no continente.

    - A fauna da Oceania é caracterizada por uma grande variedade de espécies animais, porém os marsupiais se destacam. Na Austrália, por exemplo, há uma grande quantidade de Cangurus. Inclusivo este animal é o símbolo do país. Outros animais típicos da Oceania: coala, dingo, cacatua, diabo da tasmania, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante marinho, kaluta e kowari.

    - Com relação ao clima da Oceania podemos destacar a presença do clima desértico na parte interior da Austrália. Em grande parte das ilhas do continente destaca-se o clima tropical.

    - Na flora da Oceania, exceto na região desértica da Austrália, destacam-se a presença de florestas tropicais.

    N°19 - 8°A

    ResponderExcluir
  8. Oceania: Conheça mais sobre a famosa cidade de Sydney, na Austrália
    e seus pontos turísticos.

    Sydney: a cidade.
    Sydney (ou Sidney) é a cidade mais moderna, agitada e populosa da Austrália. Com mais de quatro milhões de habitantes, tem também os prédios mais altos, as praias mais agradáveis e a melhor vida noturna do país. É uma das mais multiculturais cidades do mundo, o que reflete o seu papel como um importante destino imigratório na Austrália. Segundo o levantamento sobre custo de vida, Sydney é a 3° cidade mais cara do planeta.
    É muito importante saber que a maior e mais famosa cidade australiana não é a capital do país, mas sim do estado de New South Wales.
    A temperatura em Sydney.
    Sydney conta com um clima temperado, com verões quentes e invernos suaves. Graças à sua proximidade com o mar, não costuma haver grandes mudanças climáticas ao longo do ano. O mês mais quente é janeiro, com uma temperatura média que oscila entre os 18,6ºC e os 25,8ºC, embora os termômetros possam chegar a marcar 30ºC. No inverno, as temperaturas não costumam ser inferiores aos 5ºC. Os meses mais quentes estão entre novembro e fevereiro e os mais frios entre junho e agosto. Embora a cidade não seja propensa a ciclones nem a fortes terremotos, a oscilação do El Niño desempenha um papel importante nos padrões climáticos de Sydney. As chuvas são freqüentes ao longo do ano todo, mas esses padrões costumam variar, podendo produzir prolongados períodos de seca, tormentas de granizo ou inundações.

    N° 3 / 8°A

    ResponderExcluir