Ao norte ela é banhada pelo mar mediterrâneo, ao sul ela é banhada pelos oceanos Atlântico e Índico, a oeste pelo oceano Atlântico e a leste pelo Índico.
A norte deste continete, o mar mediterrâneo separa a África da Europa. Existe uma grande aproximação, isto é pontos que aproximam como por exemplo o estreito de Gibraltar ou ainda a Sicilia ( ilha italiana).
O estreito de Gibraltar é uma separação natural entre o mar mediterrâneo e o oceano Atlântico ( separa a Europa da África). Ao norte temos a Espanha e os territórios britânicos ultramrinos( Rochedo de Gibraltar), no sul da península Ibérica.
A profundidade do estreito varia entre 280 a quase 1.000m com largura mínima de 14,4 Km. As correntes são fortes ao longo do dia, ocorrendo sempre acidentes de navegação.
Muitos imigrantes em situação ilegal viajam da África para a Europa e vice-versa, através do estreito, geralmente a viagem dura entre 45 a 60 min. O estreito separa a África da Espanha.
Observe o caminho que os africanos fazem para chegar até o continente europeu e vice-versa. |
O deserto do Saara é um divisor natural do continente africano: ao norte do deserto temos a África mediterrânea e ao sul do deserto temos a África subsaariana.
O continente africano é caracterizado por grande quantidade de paisagem natural,o relevo predominante é o planáltico. Tendo como clima o Clima Mediterrâneo e o Clima Equatorial. O deserto do Saara (ainda o maior deserto do mundo) destaca-se na região norte, com grande região coberta por areia, obviamente as chuvas são muito raras, sendo assim quase impossível a sobrevivência, porém alguns povos como os bérberes, habitam a região norte da africa, a miliares de anos, e aprenderam a sobreviver no clima desértico. As linhas linha do equador, trópico de câncer e trópico de capricórnio cruzam o continente. Ao norte é banhada pelo Mar Mediterrâneo. O mar Mediterrâneo fica entre a Europa e a Africa, facilitando a imigração ilegal. Ao leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico
ResponderExcluir8ªB
Nome:Gabriela Lopes nº9
Nome:Guilherme Martins nº12
Nome:Paulo / N°29 / Série 8°C
ResponderExcluirÁfrica - Imperialismo ocidental
Após 1870, a África foi o palco das disputas internacionais. Nos países já independentes, como Egito e Tunísia, a soberania desaparecia ante a intervenção das finanças estrangeiras, mudando-se a estrutura socioeconômica em benefício aos interesses estrangeiros. Os países e companhias dominadores investiram grandes somas na "explorarão dos recursos naturais africanos, nos setores da engenharia, indústria e agricultura. O nativo, dominado por uma pequena minoria branca, trabalhou nessa empresa, mas teve pouquíssimo participação nas riquezas criadas. No correr dos anos formaram-se elites africanas que, tomando consciência da situação dos indígenas, iniciaram os movimentos de libertação, ao lado dos ideais pan-africanistas. As primeiras intenções provocaram a reação do nacionalismo xenófobo norte-africano, ainda baseado na tradição de independência berbere.
No Egito, o oficial Arabi Paxá chefiou uma revolta contra a subserviência do quediva aos estrangeiros e, em 1882, foi votada uma constituição de base parlamentar.
Otto von Bismarck.
Após o Congresso de Berlim de 1878, o colonialismo europeu firmou-se sobre o norte da África. O chanceler alemão Bismarck apoiou as pretensões francesas de domínio da região, como uma compensação dos resultados da guerra Franco-Prussiana. Jules Ferry, condutor do expansionismo francês, usando como pretexto a invasão da Argélia por tribos tunisinas, ameaçou Túnis, e pelo tratado do Bardo (1881), completado pela convenção de Marsa (1883), instaurou o protetorado francês na Tunísia. Completava-se politicamente a intervenção financeira, embora, na aparência, governasse a mesma dinastia. No Sudão (depois anglo-egípcio), os britânicos apoiaram o quediva na repressão às tribos revoltadas sob a chefia de Mohammed-hmed. Assim, a Inglaterra acabou por ocupar todo o vale do Nilo.
Alegoria de 1904 que mostra as personificações nacionais Britannia e Marianne a dançar de alegria pela assinatura do tratado que estabeleceu relações cordiais entre Reino Unido e França.
No plano internacional, a disputa europeia no norte da África levou as potências a se agruparem em blocos rivais. A França e a Inglaterra, "após uma hostilidade de quase 20 anos, se aproximaram em 1904-05 com a Entente Cordiale. O Congo foi palco das disputas franco-belgas. Leopoldo II usou a Associação Internacional para Exploração e Civilização da África como instrumento da expansão belga. A seu serviço, o explorador Stanley anexou em 1879 os territórios congoleses. Ao mesmo tempo, Brazza conseguia para a França o baixo Congo. A Inglaterra apoiou então as pretensões portuguesas na região. Para resolver o impasse, as potências decidiram na conferência de Berlim (1884-85) a questão da navegação no Níger e Congo. Além disto, quando uma potência se instalasse no litoral, só poderia se apropriar do interior desde que realizasse uma ocupação efetiva, tendo que notificar às outras signatárias do ato geral da conferência.
Firmou-se, assim, o conceito imperialista das zonas de influência. O Congo tornou-se um Estado independente em 1885, sob a soberania do rei belga. A explorarão da área foi entregue a concessionários até que em 1908 o Congo tornou-se colônia belga.
No Sudão ocidental, a França procurou alargar seus domínios, e até o fim do século XIX o Senegal, a Guiné, a Costa do Marfim, o Daomé (hoje Benin) e o Níger até Tombuctu estavam em suas mãos. As possessões inglesas de Gâmbia, Serra Leoa e Costa do Ouro, e o Togo alemão ficaram encravados na zona francesa. Mas a Companhia Privilegiada (inglesa) dominou o baixo Níger, originando-se a Nigéria, rica em produtos tropicais.
a africa é um continente que é cortado pelas principais ilhas imaginarias, são elas: linha do equador, tropico de cancer e tropico de capricornio. isso nos dá a ideia do tamanho(é o terceiro continente ficando atras da asia e da america)e das riquezas naturais que possui.
ResponderExcluirStefany gouvea
jean silvestre
8B MANHÃ
A África é o terceiro continente mais extenso, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a países de outros continentes.
ResponderExcluirApresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos; dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.).
A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional ou do Norte, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.
O subdesenvolvimento, os conflitos entre povos e as enormes desigualdades sociais internas, são o resultado das grandes modificações introduzidas pelos colonizadores europeus. Atualmente os países africanos mais desenvolvidos são Líbia, Maurícia e Seicheles, com qualidades de vida superiores a de muitos países da Europa. Ainda há outros países africanos com qualidades de vida e indíces de desenvolvimento razoáveis, podendo destacar a maior economia africana, a África do Sul e outros países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Jaqueline L.
n.17
8C
A africa é o terceiro continente mais extenso da terra cobrindo 20,3% da area total da terra. e o segundo continente mais populosso com 900milhões de habitantes tem grande diversidade cultural, q influenciou muitos paises como o brasil com suas danças musicas e gostos o subdesenvolvimento da africa , os conflitos entre povos e as desigualdades sociais internas,são os resultados das grandes modificações desenvolvidas pelos colonizadores europeus.
ResponderExcluirJulio Cezar
n:22
8ªC
A África é um grande continente, com pouco mais de 30 milhões de quilômetros quadrados. É cercada pelos oceanos Atlântico no oeste e Índico no leste, também é banhada pelos mares Mediterrâneo no norte e o mar Vermelho no nordeste.
ResponderExcluirÉ o único continente do mundo cortado por três importantes paralelos, o Equador e os trópicos de Câncer e de Capricórnio, apresentando grande diversidade climática e botânica. Seu extenso litoral, com mais de 27 mil quilômetros, é muito regular, com poucos recortes e ilhas.
O deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo (haja vista que a Antártica é a maior área deserta do planeta). Sua superfície é de 9.065.000 km². Está localizado no norte do continente africano, separando-o em duas regiões: a África mediterrânea, situada ao norte e a África subsaariana, localizada ao sul. Ao este faz fronteira com o Mar Vermelho, ao oeste com o Oceano Atlântico e ao norte com as montanhas Atlas e o mar mediterrâneo. O deserto tem mais de 2,5 milhões de anos.
Bruna G.
n°5
8ªA
muito bom prof parabens
ResponderExcluirthiago não liga pra eles vc pode ser corno mais é uma pessão muito legal ta kkkkkk bff
ResponderExcluirA África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões km² cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra, perdendo apenas para a Ásia com cerca de 900 milhões de pessoas, e 54 países independentes.
ResponderExcluirEla apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos; dos trinta países mais pobres do mundo, pelo menos 21 são africanos. Apesar disso existem alguns poucos países com um padrão de vida razoável, ainda assim não existe nenhum país realmente desenvolvido na África. Atualmente os países africanos mais desenvolvidos são Líbia, Maurícia e Seicheles. Ainda há outros países africanos com índices de desenvolvimento razoáveis, podendo destacar a maior economia africana, a África do Sul e outros países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada é dividida em dois grandes grupos, a África setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.
Jackeline Rodrigues
Nº 13
8ªC
O continente africano ocupa uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados, esse fator o coloca como um dos maiores continentes do planeta, devido a sua extensão territorial abriga uma grande variedade de vidas. Em toda extensão territorial do continente é possível identificar distintas paisagens naturais e composições vegetativas, tais como floresta Tropical da bacia do rio Congo no centro do
ResponderExcluircontinente, além do deserto do Saara que ocupa uma área do tamanho próximo ao território do Brasil. A biodiversidade da África é proveniente da localização geográfica, seu território se encontra estabelecido em grande parte na zona intertropical, além de restritas parcelas do território, nas zonas temperadas do sul e do norte. Essa configuração geográfica produz elevadas temperaturas em praticame
o ano todo, isso é explicado pelo fato que essa porção do planeta receber uma grande quantidade de energia solar, em outras palavras os raios solares incidem de forma perpendicular.
Jéssica Luisa R Santos N°36
Bianca Pereira Festuccia N°04
8°B
A África não está dentro do processo de globalização, pois não tem tecnologia suficiente para concorrer com os outros países. Isso atrasa os investimentos de multinacionais no continente.
ResponderExcluirA África sofre com exploração em excesso. Seu IDH é baixissimo em quanto países desenvolve tecnologia a África luta pela sobrevivencia e respeito. Ela apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Nesse continente são visíveis, as condições de pobresa, sendo continete áfricano o mais pobre de todos.
Naila e Noemi 8ºH
A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a países de outros continentes, tais como as Ilhas Canárias e os enclaves de Ceuta e Melilla, que pertencem à Espanha, o território ultramarino das ilhas de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, que pertence ao Reino Unido, e as ilhas de Reunião e Mayotte, que pertencem à França.
ResponderExcluirNOME: THAUANE, SABRINA, PAULO.
Nª: 28,26,22
8ªH
Aline 8ªC n.3
ResponderExcluirJúlia 8ªC n. 20
A Africa tem uma cultura nativa como é seu ambiente natural. É o territorio habitado há mais tempo, e acredita-se que foi la que a especie humana surgiu.
A África abriga inumeras tribos, grupos etnicos e sociais e alguns paises possuem até 70 diferentes grupos etnicos.
Os atuais 922.011.000 habitantes da Africa desenvolveram um ambiente natural repleto de contrastes. As pessoas ao decorrer do continente possuem algumas caracteristcas culturais notaveis: falam um grande numero de linguas diferentes, praticam diversas religiões e vivem em varios tipos de habitações, e disfrutam de um amplo leque de atividades economicas.
Maria Adriane 8ªC n.27
ResponderExcluirA Afica tem aproximadamente 30.27milhões de quilometros quadrados quadrados de terra,são elas: hemisfério norte e parte do sul. A africa é o segundo continente mais populoso do mundo com aproximadamente 800 milhoões de habitantes. Enquanto 37% da população se habita na cidade,63% habitam o campo rural, pois a Africa é um continete agrario. O continetente africano é um continete pobre e, subdesenvolvido. A renda por capita por exemplo é de US$ 800,00.
Na exploração de rucursos minerais destaca-se o ouro e o diamante.
África do Sul, Egito, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia, esses paises são um pouco mais desenvolvidos no continente africano. Os principais problemas do continente africano são a fome, epidemia (principalmente a aids), e conflitos étnicos armados. O analfabetismo na Africa é de aproximadamente 40%. As linguas mais faladas do continente africanos são: o inglês, frânces, árabe, português, e as linguas africanas.
A COLONIZAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
ResponderExcluirA ocupação da África pelas potências europeias prosseguiu até depois do final da Segunda Guerra Mundial, quando as colónias começaram a obter a independência, num processo que se chamou descolonização. Com exceção do Egito, que tinha proclamado unilateralmente a sua independência em 1922, e da África do Sul, que se tinha tornado autónoma em 1910, na forma de domínio do Império Britânico, os restantes territórios africanos começaram a obter a independência a partir da década de 1950 e, principalmente, a partir da Conferência de Bandung, em 1958, em que participaram os quatro países africanos independentes nessa data. A descolonização não foi pacífica, embora nem sempre fosse forçada através de guerras de libertação, como foi o caso das colónias portuguesas e da Argélia; as potências coloniais tentaram manter o seu domínio através do seu apoio a políticos amigos ou através de vínculos entre os territórios semi-autónomos e a Europa.[3]
Os últimos países africanos a alcançarem a independência, já na década de 1990, foram a Namíbia e a Eritreia, que tinham ficado sob administração, respetivamente da África do Sul e da Etiópia, ao abrigo de uma antiga tutela da Sociedade das Nações. No entanto, ainda subsistem vários territórios de África ocupados por países europeus, como as possessões espanholas em Marrocos e as ilhas de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, administradas pelo Reino Unido. Outros territórios, como as ilhas Reunião e Mayotte, decidiram por referendo popular manter-se parte da República Francesa.
NOME:RENATO PAULO 8ªA Nº 30
A África é um continente que é cortado pelas principais linhas imaginárias,ela é banhada pelo mar e pelos oceanos.Além disso ela é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados,apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos; dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.).
ResponderExcluirTauna L. nº 32 série:8ªA
Bruna P. nº04 série:8ª A